O QUE FAZEMOS

CURSOS E ATENDIMENTOS

RE-ESCREVER-SE
Escrita Curativa
escrita criativa botucatu
O que você acha de encontrar-se dentro do seu próprio texto? De descobrir novos lados, novos recantos de si mesmo dentro daquilo que escreve? De trabalhar e resolver conflitos através da reescrita de seu texto? De aprender mais sobre quem você pela observação do seu texto, pela observação dos seus processos de transformação da palavra escrita?

A escrita curativa é um caminho de encontro consigo mesmo através da palavra. Usamos exercícios e propostas de escrita, muitos deles criativos, e desenvolvemos temas, aprofundando aspectos da criação com a palavra que revelam e desdobram não só a escrita pessoal mas também o próprio ser. Os encontros adaptam-se às necessidades e possibilidades de cada pessoa, sendo especial e individualmente pensados, passo a passo, junto com a pessoa. Individual ou em pequenos grupos, o "Re-escrever-se" é ideal para quem está em busca de um caminho de auto-desenvolvimento e auto-educação, e gostaria de debruçar-se sobre a escrita autoral de forma intensa e cuidada.

curso de redação botucatuESCRITA CRIATIVA
Programa de escrita e desbloqueio para todos

O “Ao papel!” baseia-se na prerrogativa de sermos todos nós escritores potenciais. Busca, através de exercícios e propostas inspirados na escrita criativa, no close reading, na abordagem goetheana, na pedagogia waldorf, na educação popular e na experiência da facilitadora, dissolver os pequenos e grandes bloqueios que todos temos na nossa relação com a palavra escrita.

Em grupos pequenos, onde a confiança e as possibilidades de troca podem se avolumar e se tornar significativas, escreve-se e lê-se o escrito, saindo em busca da própria expressão, da própria voz, ao mesmo tempo em que se resolvem questões de ordem da construção formal do texto, ali onde elas aparecem. O objetivo é tornar as pessoas mais felizes com o que escrevem, mais conscientes de como e onde podem melhorar a sua escrita, mais aptas a encontrarem caminhos de reescrita dos seus textos.

Todas as pessoas podem beneficiar-se da oficina, sendo ideal a heterogeneidade de idades e origens. A construção do fazer dá-se a partir das necessidades, desejos e vontades do grupo, na direção da expressão escrita do próprio eu.

curso de redação para jovensPARA ADOLESCENTES E JOVENS 
em idade escolar

É também um especial e valioso instrumento, sobretudo quando a pessoa não se percebe capaz de escrever, ou encontra dificuldades em lidar com esquemas rígidos e fechados de escrita; nesse sentido, a escrita criativa é um auxílio para escrever, com propriedade, serenidade e competência, qualquer gênero textual solicitado por exames ou outros processos avaliativos.

FORMAÇÃO DE ESCRITORES

Encontros semanais para quem já tem atuação ou prática de escrita. Pode estar no meio do processo de escrita de algo (seja romance, conto, novela, dramaturgia), ou pode estar em busca de novas inspirações. A formação de escritores privilegia as trocas e adapta-se às necessidades individuais.

É um exercício coletivo de crescimento, onde cada um se apoia n o grupo e tem a oportunidade de contribuir com a escrita alheia, fornecendo ideias, chaves, soluções e encaminhamentos para as dificuldades que todos os que escrevem enfrentam.

PARA PROFESSORES E ESCOLAS

O PROFESSOR AUTOR
Programa de formação em escrita para professores

Todo professor necessita desenvolver a palavra escrita. Assim como desenvolvemos a oralidade, o bem falar, necessitamos do instrumento da escrita, porque é através dela que nossos alunos entram em contato com esse universo. Assim como acontece com a leitura, a escola é o veículo de disseminação da leitura e da escrita, e cabe ao professor o papel de introduzir, apaixonar e entusiasmar o seu aluno nesses domínios da cultura humana.

Para isso, é preciso exercitar-se. Desenvolver de dentro de si a própria voz. Descobrir-se escritor. Como ensinar alguém a escrever se a arte da escrita não é dominada? Como encantar alguém pelo ato de escrever se não existe encantamento em si pela própria escrita?

O programa de formação trabalha com ferramentas diversas. Escrita criativa, autoral e curativa, close reading, side writing, observação da escrita alheia: todos os recursos convergem para o encontrar da sua própria voz, no sentido de ganhar autonomia na percepção de onde e como melhorar seu próprio texto, de desbloquear e sanar os traumas e as travas que existem na relação com a escrita, assim como para o desenvolvimento de naturalidade, fluência e beleza na própria expressão.

O trabalho, em grupo, fortalece o espaço relacional, abraçando o universo artístico, propiciando trocas e alumbramentos coletivos, que nutrem e curam dores e lugares de desconforto, ao mesmo tempo em que indicam novos caminhos e propiciam trocas inestimáveis entre os participantes.

O programa baseia-se em momentos de imersão, presenciais, entremeados por trabalhos à distância, mantidos a partir do engajamento do professor no seu próprio caminhar. Os momentos de imersão propiciam novo fôlego e entusiasmo para as etapas seguintes, sendo ao mesmo tempo uma forma de equacionar dificuldades e tornar visíveis avanços. À distância, o foco mantém-se na escrita de cada indivíduo, agora trabalhada com total individualidade. Trabalham-se questões textuais dos exercícios que tenham sido propostos entre encontros presenciais, discutem-se caminhos e formas de trabalhar questões surgidas nos textos e acompanha-se o desenvolvimento, propondo estratégias e processos que ajudem o professor a caminhar no desenvolvimento da sua expressão escrita.

Ao longo da formação, o grupo entrará em contato com a prática de avaliação conhecida como portfólio, tendo a oportunidade de exercitá-la. Partindo do princípio norteador de que escrevemos para o outro e de que a nossa escrita merece e precisa ser conhecida, ao final do processo, e a partir desse portfólio, produzir-se-á um livro, em forma de coletânea, dos textos dos professores.

curso de atualização de professoresPrograma de atualização de professores de língua portuguesa e literaturas
com foco no desenvolvimento das capacidades de leitura e escrita

O ensino de português, basilar na cultura escolar, demanda um novo olhar. Não porque as novas tecnologias devam ou não ser utilizadas – o novo olhar diz respeito à necessidade que existe de tornarmos a nossa relação com a escrita e a leitura, âmago da disciplina, algo entusiasmante. Sem entusiasmo, as coisas não costumam valer a pena, especialmente dentro da escola.

O programa de atualização, mais do que oferecer um panorama das várias teorias e experiências que vêm sendo realizadas no campo da linguagem, parte da necessidade de cada realidade, propondo novas abordagens para velhos problemas, oferecendo subsídios para que cada professor possa, a partir da sua prática e da sua realidade, transformar o que precisa ser transformado.

Textos de alunos, trocas de experiências e questionamentos sobre correção, revisão e outros são a matéria prima do trabalho, que resulta em, ao final, uma consciência maior do que precisa ser transformado e do como transformar.

Provas, testes e outras necessidades externas fazem parte desse olhar, mas não são o seu centro, nem sequer a sua preocupação primeira. Parte-se do princípio de que um teste é algo muito pequeno diante do que pode significar um ensino de leitura e escrita vigoroso e efetivo.

SERVIÇOS EDITORIAIS

REVISÃO ACADÊMICA, TÉCNICA E LITERÁRIA

A prática de submeter seu texto aos processos de revisão é fundamental para um bom resultado. Imersos em nosso próprio texto, perdemos a capacidade de atenção necessária à correção tanto de questões de digitação e ortografia quanto a questões mais amplas da construção textual. Com mais de 25 anos de experiência em revisão, partimos do seu texto para estabelecimento de um orçamento. Entre em contato.

PREPARAÇÃO DE ORIGINAIS PARA PUBLICAÇÃO

Seus textos estão prontos e deseja dar-lhes a forma de um livro? Entre em contato.

PEQUENAS EDIÇÕES DE AUTORES ESTREANTES

Apoio a todos os processos que envolvem a publicação de um livro, da revisão à impressão, passando pela diagramação e pelas questões de registro legal. Trabalhamos em conjunto com a QuintAventura Livros para editar seu livro. Os temas publicados vão desde a literatura infantil à literatura em geral.

EVENTOS

O Quinta Palavra oferece um espaço intimista para pequenos saraus e lançamentos de livros na cidade de Botucatu. Está aberto também para seminários e workshops ligados ao mundo da palavra e do desenvolvimento holístico do ser humano. Agende uma visita e venha conhecer-nos.